Projetos em desenvolvimento

CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA

Criado em fevereiro de 2013, o CineFacom é um projeto idealizado pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog, instância de representação estudantil da Faculdade de Comunicação da UFBA.

A proposta surgiu devido a percepção de escassez de espaços e políticas na universidade que fomentassem a produção audiovisual estudantil, principalmente em sua circulação, e estimulassem a troca de experiências e saberes dos atores envolvidos com esta linguagem.

Desde então, o projeto tem sido um espaço para exibição, circulação e reflexão do cinema e da produção audiovisual universitária. Por meio de mostras quinzenais, de variados gêneros e temáticas, possibilita a inscrição de vídeos de estudantes da Ufba e a fruição de filmes da cinematografia brasileira, sobretudo a baiana. Atualmente o CineFacom é realizado com apoio da Ufba através do Edital PROEXT/Eventos 2013.

A equipe CineFacom é formada por estudantes dos cursos de Produção Cultural e Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Ufba, sob a coordenação geral do professor-tutor, Dr. José Francisco Serafim.

Objetivos

– Ampliar o acesso às produções recentes dos estudantes universitários;

– Ampliar acesso a filmes representativos da cinematografia que estão fora do circuito de exibição;

– Promover o encontro do público com o cinema brasileiro e internacional de produção independente;

– Promover e difundir a produção audiovisual dos estudantes da Ufba;

– Contribuir com a formação e estimular o desenvolvimento de novos diretores, produtores e artistas em geral da área do audiovisual em Salvador;

– Contribuir com a formação de plateia para o audiovisual;

– Fomentar o pensamento crítico em torno da produção audiovisual;

– Criar um circuito alternativo permanente de exposição dos produtos audiovisuais universitários;

– Consolidar o projeto como evento artístico permanente do Centro Acadêmico Vladimir Herzog;

– Possibilitar em mostras especiais a exibição de filmes de grande repercussão no cenário nacional e internacional, dando preferência a filmes de diretores baianos.

As inscrições para a mostra de estudantes ficam abertas através do e-mail  cinefacom@gmail.com ou pelo Formulário de Inscrição disponível no blog  cinefacom.wordpress.com

Desde o seu surgimento, o Cinefacom já realizou a exibição gratuita de 65 filmes, sendo 51 deles realizados por estudantes da Ufba, nas 16 edições realizadas, movimentando um público de aproximadamente 800 pessoas, dentre essas estudantes da UFBA de diversos cursos e pessoas de fora interessadas em audiovisual trazidas pela divulgação.

A última sessão de 2013.1 (10 de setembro de 2013) com a exibição do filme Ritos de Passagem, marcou o início do projeto com o apoio da UFBA através do edital PROEXT/Eventos 2013. No semestre 2013.2 programamos 8 edições, porém realizamos duas mostras especiais no mês de novembro e tivemos o cancelamento da mostra de videoclipes que aconteceria no mês de janeiro, por falta de inscrições de vídeos de estudantes . A cada mostra são exibidos vídeos de estudantes de ficção, documentários e vídeos experimentais de até 15 minutos.

_______________________________________________________________________________________________________

Comunicação e Cultura na Roda

O Seminário Comunicação e Cultura na Roda é realizado pela Gestão Outras Palavras do Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAFACOM) e tem como objetivo discutir temas relacionados à cultura, comunicação e suas interfaces. Na primeira edição, que ocorreu no auditório do PAF III, em Ondina, integrando a programação da Semana do Calouro 2012.2 da Faculdade de Comunicação, o tema debatido foi Politicas Culturais no Brasil: perspectiva para o Ministério da Cultura, com as participações do Secretário Estadual de Cultura Albino Rubim e do Prof. Dr. José Roberto Severino (Facom). A segunda edição aconteceu na Semana do Calouro de 2013.1 dia 15/05 e o tema debatido foi Direito à Comunicação com a presença dos palestrantes: Robinson Almeida – Secretário de Comunicação; Nilton Lopes: Pós-graduando em Democracia Participativa,República e Movimentos Sociais na pós graduação lato-senso da Universidade Federal de Minas Gerais; André Araújo: Mestrando do Pós-Cultura, graduado em Produção Cultural pela Facom e um dos criadores da Instância Agência Experimental. A terceira edição aconteceu dia 09 de outubro de 2013 na Semana do Calouro da FACOM e debateu o tema: Racismo Institucional e  repressão a estabelecimentos de afirmação da cultura negra. Os convidados para a mesa foram: Raimundo Bujão,produtor cultural e coordenador do Movimento Negro Unificado; O Dj Sanfoka  do Africa Bar e a estudante de Jornalismo Bruna Rocha representante do Coletivo de Mulheres da UNE, como mediadora da mesa contamos com a presença de Tâmara Terso, estudante de Jornalismo e representante do Movimento Negro Unificado.

_____________________________________________________________________________________________________________

SAF – Facom

Implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF), que visa dar uma função ecológica e social à área verde localizada na entrada da Faculdade de Comunicação da Ufba, próximo ao espaço de convivência da varandinha. O SAFacom tem a perspectiva de propiciar o uso e ocupação deste espaço, com o objetivo de constituir um espaço de convivência e de atividades culturais e pedagógicas, através de intervenções e projetos contínuos. A gestão Outras Palavras acredita que o SAF é essencial para a preservação, manutenção e desenvolvimento da biodiversidade na universidade, assim como para a proteção do solo, da matéria orgânica, da diversidade de espécies, etc. Por isso apoiamos a luta pela permanência do Saf de biologia e acreditamos que com a multiplicação destes espaços, estamos contribuindo no seu potencial acadêmico e humanístico e transversalizando os aspectos ambiental, social e cultural dentro da universidade.
Atualmente a área possui algumas plantas e árvores, além de bancos de madeira colocados por alguns estudantes, porém, o local ainda é tido meramente como um “jardim”, não havendo qualquer tipo de intervenção, ocupação ou sentimento de pertencimento pelo espaço por parte dos estudantes, diferentemente da “varandinha”. Por isso admitimos a importância de que a gestão Outras Palavras proponha um novo projeto de relação dos estudantes com este espaço, que é o Safacom, desenvolvendo ações e atividades como mutirões, grupos de discussão e plantios, seguindo os fundamentos agroecológicos e permaculturais. Trabalhando em conjunto com os estudantes para plantar, regar, adubar, aprender, construir e confraternizar.

____________________________________________________________________________________________________________

Bolsas de línguas estrangeiras

Disponibilização de bolsas de línguas estrangeiras (inglês), através de parceria firmada entre Centro Acadêmico Vladimir Herzog, direção da Faculdade de Comunicação e Assusfba (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da Ufba). As bolsas são disponibilizadas através de seleção sócio-econômica realizada pelo CAfacom, com o intuito de atingir estudantes que não possuem nenhuma experiência em idiomas estrangeiros, dando prioridade àqueles de baixa renda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: