Março 2013

Ata da reunião ordinária realizada em 27/03

Ata da reunião ordinária do Centro Acadêmico Vladimir Herzog da Faculdade de Comunicação da UFBA, realizada pela Gestão Outras Palavras, no dia 27 de março de 2013 as 13h40 minutos na sala do CAFACOM na Faculdade de Comunicação da UFBA. Estudantes presentes: Daniel de Farias, Cássio Santana e Valdíria Souza.

Pautas:

1- O Caso dos estudantes Fabiana Moreira e João a ser julgados nas reuniões de Congregação e colegiado respectivamente.

2- Cinefacom: pipoca e cartazes

3- Semana do calouro

4- Sobre a impressora

5- Intercom Nordeste ônibus

Informes:

Reunião com a equipe de produção do Encontro Nacional de Produção e o CA no dia 04/04 (quinta-feira) 11 horas na sala do CA.

A Chapa vencedora nas eleições do DCE foi a Viração que é formada pelos coletivos levante popular da juventude, ousar ser diferente, ousar lutar e juventude e revolução.

Valdíria falou sobre o caso dos estudantes: Com relação a situação da Estudante Fabiana Moreira, o caso dela foi julgado pelo colegiado na ultima reunião dia 11 de março, onde teve parecer positivo para permanência no curso, a estudante poderá cursar até 2013.1 e o professor Umbelino será seu orientador, a única pendência era a carta de aceite do professor que já deu entrada no Colegiado. O caso dela segue para reunião de congregação. O Estudante João Capelo teve parecer negativo na ultima reunião de colegiado, não podendo apresentar seu TCC neste semestre, solicitou no colegiado trancamento do semestre e mudança de orientador para a professora Malu Fontes. O mesmo já deu entrada no processo que encontra-se no colegiado para ser julgado. A professora Malu Fontes já entregou a declaração e a Carta de aceite para orientar o estudante em 2013.1. O caso dele provavelmente será julgado na próxima reunião de colegiado.

Com relação ao CineFacom, os 50 cartazes da EDUFBA chegaram na terça-feira e dividimos a distribuição dos cartazes da seguinte forma: Raul e Cássio colarão os cartazes em Ondina, Daniel de Farias também ficou de colar em Ondina com eles. Camila ficou de colar nas escolas do Canela, Guilherme em São Lázaro e nas Residências Universitárias, Matheus em Vale do Canela, Arquitetura e Politécnica. Vamos contratar um pipoqueiro para a edição especial do CineFacom com 100 pipocas que serão distribuídas gratuitamente.

Semana do Calouro: Como já tem um coletivo se organizando para fazer a semana do Calouro o CA deve se colocar na organização da semana sugerindo os eventos e as ordens de apresentação das instâncias. Daniel já viu que o PET já se organizou para apresentar na semana e já sabemos que a produtora pretende fazer o Quinta Aqui e que a Agencia irá fazer a agenciação. Sendo assim o CA deve conduzir a semana do calouro. Encaminhar uma reunião com o Coletivo para organizarmos a semana. 1º dia: mesa com apresentação da direção, do colegiado e departamento, apresentação de duas instâncias e gincana. Valdíria sugeriu que pudéssemos fazer um café da manhã simples como foi a semana do calouro de 2012.1. 2º dia terça-feira apresentação de mais duas instâncias, mesa de debate (escolher um tema) gincana. 3º dia (quarta-feira) Apresentação das instâncias e Comunicação e Cultura na Roda. Tema Direito a Comunicação. Daniel de Farias intermediará a mesa e fará o repasse dos nomes sugeridos ao debate. Valdíria lembra que Matheus Sampaio sugeriu o nome de André Araújo que criou a Agência Experimental. Gincana.

4º dia (quinta-feira) Quinta Aqui da Produtora e Gincana. Daniel sugeriu uma confraternização com venda de cerveja e lanche.

5º dia (sexta-feira) Gincana a manhã toda e Agenciação, festa da agencia com bandas e vendas de cerveja.

Para a semana do calouro Daniel lembra que temos que ter uma reunião para a reformulação do Mural do CA e também precisamos marcar uma reunião para a reformulação do nosso estatuto do CA. A sugestão é que tenhamos acesso de outros CAs e Das, façamos leituras para poder sugerir as mudanças do nosso estatuto do CAFacom.

Sobre a impressora: Professor Giovandro disponibilizou a impressora do Laboratório de informática para oferecermos aos estudantes, impressões de 0,15 ou de 0,20 centavos, mas para isso, temos que comprar o tonner. Valdíria ficou responsável de ver quanto é o tonner e acompanhar com o funcionário do laboratório as quantidades de impressões e fazer a prestação de contas das impressões para a compra de novo tonner. Mas para isso dar certo todos terão que pagar as impressões independente de ser membro ou não do CA. Não poderá haver impressão de graça e nem fiado.

Intercom Nordeste: Daniel vai pegar as assinaturas dos membros do PET que tem interesse de ir ao INTERCOM. Temos que ter no mínimo 50 assinaturas com RM e RG de pessoas que se interessem em viajar ao INTERCOM. Daniel, Cássio e Raul passarão em sala na terça-feira para pegar as assinaturas dos estudantes com RG e RM.

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião e para constar, eu, Valdíria Santos de Souza, lavrei a presente ata que, deve ser lida e aprovada por todos na próxima reunião, assinada por mim e pelos demais presentes.  A reunião se encerrou às 14 horas.

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Ata da reunião ordinária realizada em 21/03

 

Ata da reunião ordinária do Centro Acadêmico Vladimir Herzog da Faculdade de Comunicação da UFBA, realizada pela Gestão Outras Palavras, em 21/03/2013 às 19h30min na sala do CA, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Estudantes presentes: Cássio Santana, Gulherme Reis, Camila Brito e Matheus Sampaio.

Pautas:

1) Cinefacom

– Cássio se propôs a fazer o ofício de liberação do auditório para o próximo Cinefacom no dia 04/04.

– Matheus e Valdíria irão se reunir nesse sábado para fazer o cartaz da próxima edição.

– Precisamos falar com Giovandro pra conseguir as impressões dos cartazes na Edufba depois que a arte do cartaz estiver pronta.

– Avaliação do Cinefacom

Camila acha que a gente deve se articular melhor na divulgação do Cinefacom e pra conversar com os professores de disciplinas que tenham aula no mesmo horário do evento pra que eles liberem os alunos.

2) Eventos realizados pela gestão

Camila acha que, em todos os eventos realizados pelo CA, deve ser feita a prestação de contas com nota fiscal a cada compra que for feita. Gulherme, Cássio e Matheus concordam com a opinião de Camila

3) Uso do espaço do CA

– Precisamos dar um rumo nas roupas que estão no CA no balaio.

– Temos que marcar um dia para arrumar a sala do CA. Coisas a fazer: catalogar os livros, organizar a xeroteca. Cássio, enquanto membro da coordenação administrativa irá fazer um inventário de todos os objetos e demais coisas do CA.

4) Semana do Calouro

– Camila: já tem gente se organizando pra construir a semana do calouro. Mário sabe quais são as instâncias que estão à frente desse processo e precisa informar-nos quais são pra que entremos em contato com elas e marquemos uma reunião pra discutir e construir conjuntamente a semana.

– Inicialmente encaminhamos que algumas pessoas já vão entrar em contato com algumas instâncias para marcar uma reunião sobre a semana do calouro: Guilherme irá falar com a galera da rádio, Cássio vai falar com a Agência Experimental, com o CCDC e com a Produtora Júnior, Daniel Silveira vai falar com o PET.

5) Sobre o trote

– Camila: já tem um coletivo formado que vai construir o trote, precisamos ver com Mário quem são essas pessoas para que possamos marcar uma reunião e conversar sobre a nossa sugestão do trote, pois algumas coisas nele precisam ser modificadas.

– Guilherme: tem várias pessoas insatisfeitas com o trote e que gostariam de remodelá-lo.

– Matheus: o trote tem que ser reformulado. Na sua essência ele é pensado mais como uma coisa pra constrager os calouros do que pra integrá-los. Precisamos pensar em dinâmicas interessantes que visem a integração.

Encaminhamentos de sugestões sobre o trote:

– coisas a manter: pedágio, juramento, pintura

– coisas a modificar: não obrigar os calouros a participar, acabar com a brincadeira de passar a bala de boca em boca, acabar com a cordinha que amarra os calouros e acabar com o leilão em que os calouros e calouras são vendidos/as para que o comprador os beije.

6) Discussão sobre as mudanças na grade curricular de produção cultural

– Camila: precisamos marcar uma reunião ampla com a comissão que está reformulando a grade curricular do curso de produção e convidar os alunos da facom para discutirem conjuntamente e apresentarem suas sugestões/propostas.

– Possível data para a reunião: 23 de maio

7) Festa do CA

– O objetivo da festa é arrecadarmos dinheiro para viabilizar nossas atividades enquanto gestão.

– Não iremos comprar cerveja consignada pois sai muito mais cara do que pegar as promoções que aparecem no Bompreço. Vamos tentar conseguir as bandas que toquem de graça, mas podemos avaliar, a depender do nosso lucro se vamos dar uma ajuda de custo a cada banda.

– Em relação aos freezers ou isopores para gelar cerveja vamos tentar conseguir emprestado com outros Cas/DAs ou alugar. Indicamos o dia 24 de maio como data da festa.

Não tendo mais nada a tratar, findamos a reunião às 20h e eu Matheus Sampaio, que secretariei a reunião assino e encaminho para ser assinada por todos os membros.

 

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Ata da reunião ordinária realizada em 13/03

Ata da reunião ordinária do Centro Acadêmico Vladimir Herzog da Faculdade de Comunicação da UFBA, realizada pela Gestão Outras Palavras, em 13/03/2013 às 13h00 minutos na sala do CA, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Estudantes presentes: Cássio Santana, Valdíria Souza,  Guilherme Reis, Raul de Castro, Daniel de Farias, Bruna Rocha, Tâmara Terso, Chamusca.

Informes:

– Repasse da reunião do Giovandro. A partir da enquete feita na internet, Cássio, Valdíria e Daniel de Farias levaram as pautas propostas pelos estudantes ao diretor da Facom, Giovandro. Uma síntese do que de deliberou será feita por Valdíria, que lançará na página do cafacom no facebook. Uma das deliberações foi que Cássio e Raul tomarão aula com Romenil para que possam tomar o lugar deste no dia do cinefacom; e que Giovandro já conseguiu um computador para o CA e tá vendo o armário e a impressora.

– Projeto enviado para proae. Cássio e Valdíria foram à proae e entregaram o projeto, assim como o número de suas contas bancárias, para que o dinheiro, se aprovado o projeto, seja depositado, R$ 500,00 em cada conta. Deu-se um prazo de no mínimo 10 dias para o dinheiro cair na conta, se aprovado. Salientar que o dinheiro deste projeto destina-se exclusivamente ao cinefacom e ao orçamento estabelecido no projeto, e que, depois de 30 dias do evento, os dois estudantes que apresentaram o projeto terão que prestar conta de tudo que foi gasto. Portanto, pede-se um planejamento rigoroso e cuidadoso para o projeto.

– Cartazes da edufba. Os cartazes da edufba já estão prontos e já chegaram. Cabe agora distribuí-los pelos campos

– Repasse da reunião da congregação. Repasse feito por Daniel de farias, sobre a reforma da facom: nova entrada da facom, nova área de convivência perto de tia Del, elevador com poço maior, etc. (Daniel fará uma síntese).

– 5 Encontro de Mulheres Estudantes da UNE. 29 a 31 de março.

– Propôs-se que o CA compartilhasse a organização da semana do calouro com outras instâncias da Facom. Deliberou-se que, embora importante a parceria proposta, melhor seria que o CA organizasse a semana do calouro, tendo as outras instâncias como parceiras. Até pelo fato de o CA ser a representação estudantil. 

Pautas:

– Pagamento da dívida com o disk cerveja.

Tamara é da opinião de devemos pegar um empréstimo do diretor, dos professores, para saldarmos nossa dívida. Pegar o dinheiro dos membros que de predispuseram a pagar os dez reais, além dos 70 reais que sobraram,  e colocar na conta do disk cerveja. Pagar com o dinheiro da proae. Problema: como prestaremos contas à proae, se a cerveja é algo externo ao evento?

– Evento musical.  

Chamusca propõe que o evento ocorra em 05 de abril. Bruna propõe que a festa ocorra no outro semestre, assim como Valdíria e Cássio. Propôs-se que tanto o evento musical quanto o comunicação e cultura na roda fossem colocados para o outro semestre. Proposta de uma festa após o cinefacom, no dia 4. Daniel procurará uma banda e um som. Se nada se confirmar até o dia 20, Dira não divulgará o evento nos cartazes do cinefacom.

– Comunicação e cultura na roda.

Acordou-se que o evento ficaria para o próximo semestre.

 

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião às 13h58min e para constar eu Cassio Santana fui redator desta Ata. Salvador, 13/03/2013.

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Relatoria da reunião de Departamento realizada em 11/03

Relatora: Bruna Rocha

– A reunião de departamento ocorrida no último dia 11 de março, segunda-feira, teve duração máxima de uma hora e vinte minutos, tendo deliberado poucas coisas na ocasião. A maior parte do tempo foi tomada pela discussão em torno da proposta de mudança na ata da reunião anterior feita pelo professor Fernando Conceição. Alguns professores se posicionaram contra a alteração, outros menos – a favor, mas no final o problema foi resolvido a partir de um consenso dialogal.

– Foram reafirmadas com os respectivos docentes a abertura de algumas disciplinas opitativas.

– Além disso, alguns professores – a exemplo de Umbelino, Júlio Lobo, Giovandro e Severino, estão em processo de pedido de progressão funcional. No caso do primeiro, a comissão ainda está avaliando a aprovação, no segundo, a presidente da Comissão, Itania Gomes, deu parecer positivo ao professor Júlio Lobo, e nos dois últimos casos, os professores Sérgio Sobreira e Wilson Gomes, aceitaram presidir a comissão de avaliação de Severino e Giovandro, respectivamente, que também estão solicitando progressão funcional.

– Foi tirado que a comissão terá um mês para avaliar e dar um parecer às solicitações, devendo sair na próxima  reunião o resultado dos três professores que ainda permanecem no processo.

Salvador, 11 de março de 2013

 

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Ata da reunião ordinária realizada em 07/03

Ata da reunião ordinária do Centro Acadêmico Vladimir Herzog da Faculdade de Comunicação da UFBA, realizada pela Gestão Outras Palavras, em 07/03/2013 as 18h50 minutos na sala do CA, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Estudantes presentes: Cássio Santana, Valdíria Souza, Camila Brito e Guilherme Reis.

Pautas:

Reunião com o professor Giovandro terça-feira, dia 12 de março, as 11 horas;

Situação da Coordenadoria de Comunicação com o afastamento de Mário;

CineFacom: apresentação, mediador;

Refazer o projeto CineFacom para o próximo semestre.

Propostas

Fazer uma Assembleia convidando o grupo de pesquisa que está responsável pela discussão sobre as grades curriculares dos cursos.

Entrar como pauta da próxima reunião qual o filme que iremos exibir na Mostra Especial do CineFacom?

Camila Brito, também sugere entrar como pauta o Uso do Espaço CAfacom.

Informes: Camila Brito informa que Thyago Bezerra (diretor do filme A falência da família cristã). Disse que o cinefacom gerou altas ideias entre os seus amigos e eles gostariam de fazer uma festa depois da segunda edição. Pergunta se o CAFacom pode apoiar a festa.

Para a reunião com Giovandro poderão está presentes Cássio, Valdíria e Guilherme. Camila vai viajar e só volta depois da reunião. A proposta da reunião com o diretor da Facom é para discutir como iremos resolver a questão da hora extra do funcionário nas edições do projeto, mas propomos levar impresso o Projeto da Gestão Outras Palavras com um ofício listando as demandas urgentes que Mário Pinho listou a partir dos questionários respondidos pelos estudantes da facom. Além disso, propomos também solicitar outras coisas como: Impressora, Computador, Armário com Chave, ônibus para o INTERCOM Nordeste que acontecerá em junho em Mossoró/RN, e do INTERCOM Nacional que ocorrerá em Manaus. Temos que colher mais informações sobre o Encontro Nacional de Produção Cultural que acontecerá em outubro em Salvador.

Com o afastamento de Mário Gulherme Reis solicita ajuda dos outros membros para fazer publicações na página do CA, pelo menos 1 por dia. Ele se disponibilizou a fazer divulgação na rádio facom, e no site da facom que ele tem acesso, mas pede auxílio aos outros membros que estão na coordenadoria de comunicação. Todos os presentes estão de acordo que a senha do e-mail seja disponibilizada para os membros que estão ativos na gestão, inclusive a página do facebook do CA. Valdíria se propõe a começar o Blog no wordpress.

CineFacom: Sugerimos como apresentadora da II edição do CineFacom a colega Letícia Moreira, ela já aceitou o convite. Para a mediação do Debate temos dois nomes em vista, o professor Serafim que tem um grupo na Facom chamado Núcleo de Análise do Cinema Documentário – Nanook. Se ele não aceitar, pedir que indique um estudante participante do grupo de pesquisa. O segundo nome é André Bonfim estudante da pós-com especialista em analise fílmica, Valdíria irá fazer os convites. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião as 20h25 minutos e para constar, eu, Valdíria Santos de Souza, lavrei a presente ata que, deve ser lida e aprovada por todos na próxima reunião, assinada por mim e pelos demais presentes. Salvador, 07/03/2013.

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Ata da reunião extraordinária realizada em 06/03

Ata da reunião extraordinária do Centro Acadêmico Vladimir Herzog da Faculdade de Comunicação da UFBA, realizada pela Gestão Outras Palavras, em seis de março de dois mil e treze, as 13h18 minutos na sala do CA, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Estudantes presentes: Daniel Oliveira de Farias, Cássio Santos Santana, Lucas Chamusca, José Calasans, Raul Castro Aguilar e Valdíria Souza.

Pautas: Repasse da Reunião de Cultura com Giovandro; Pagamento de Marivaldo; Pagamento da cerveja no Disk Cerveja; Projeto para ser enviado a PROAE.

Valdíria fez o repasse da reunião de Cultura com Giovandro e informa que temos reunião com ele terça-feira 12/03 as 11 horas na sala da diretoria, com o professor Giovandro e o funcionário Romenil para decidir como faremos o próximo CINEFACOM. O professor Giovandro sugeriu que o funcionário ensinasse dois estudantes do CA que se responsabilizasse em ligar e desligar os equipamentos para o cinefacom, mas para isso precisaremos de uma reunião com ele nesta terça-feira e decidir quem serão esses estudantes. O professor Giovandro ligou para a EDUFBA e conseguiu o apoio para as impressões dos Cartazes do Cinefacom. Valdíria fará um ofício e entregará ao professor Giovandro e a Edufba. O professor Giovandro disponibilizou R$ 25,00 para pagar o funcionário que ficou no auditório na primeira edição do Cinefacom. Professor Giovandro passou para o CA hoje um saco enorme com várias bolsas da UFBA para serem entregues aos estudantes. Temos que ver qual o melhor dia para fazermos essa distribuição. Pagamento de Marivaldo temos R$ 25,00 do professor Giovandro. Propomos ratear o valor pelos membros do CA. Daniel de Farias e Valdíria disponibilizaram R$ 5,00 para completar o valor. Cássio e Raul vão entregar R$ 5,00 cada um para Valdíria que fará o pagamento de Marivaldo.

Daniel pede que saldemos a dívida com o dique cerveja. Propomos arrecadar R$ 10,00 de cada membro do CA para pagar a dívida. Vamos colocar no grupo do CA convidando todos os membros a contribuírem. Cássio e Raul perguntam onde estão as cervejas e as águas e cigarros que sobraram da festa. Chamusca e José Calsans se retiram por motivos pessoais as 13h35. Bruna Rocha chegou as 13h38. Valdíria solicita que possamos guardar todas as atas e ofícios impressos na sala do CA em uma gaveta com chave. Daniel de Farias se responsabilizou a trazer os ofícios para guardar na sala. Bruna vai conferir junto a ASSUFBA os documentos dos alunos que foram aprovados na bolsa de Inglês. Bruna devolveu no disque cerveja as cervejas mas informa que não houve um documento por parte do disque cerveja para ver quanto devolvemos. Marcamos uma reunião da coordenação administrativa sexta-feira dia 08/03 as 11 horas para resolver a construção do projeto a ser enviado para a PROAE. Letícia chegou as 13h49. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião e para constar, eu, Valdíria Santos de Souza, lavrei a presente ata que, deve ser lida e aprovada por todos na próxima reunião, assinada por mim e pelos demais presentes.  A reunião se encerrou às 13h e 51 minutos.

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