Gestão Atual

Gestão Outras Palavras

Em agosto de 2012,  nós, ainda enquanto coletivo independente de estudantes de Produção Cultural e Jornalismo, começamos nossa organização na Facom, realizando atividades e buscando acompanhar as reuniões nos órgãos colegiados (Colegiado, Departamento e Congregação). Desde então, realizamos, em parceria com todas as outras instâncias da faculdade, a semana do calouro, momento em que calouros e veteranos têm para se conhecerem e trocarem experiências.

Em janeiro de 2013, fomo eleitos com a chapa “Outras Palavras”. Como representação estudantil eleita, continuamos a acompanhar as reuniões dos órgãos colegiados, agora com legitimidade, além de renovar a participação nos Conselhos de Entidades de base (CEB), com o objetivo de nos inserimos nas discussões do Movimento Estudantil, sobretudo no que diz respeito ao corpo discente da Facom. As deliberações, tanto dos órgãos colegiados quanto dos CEBs, são repassadas para os estudantes faconianos através do nosso blog, que criamos justamente para ser um mecanismo de escoação de informação do Centro Acadêmico. Para além do blog, nos inserimos, enquanto estudantes de comunicação, nas redes sociais, com o objetivo de criar cada vez mais canais de comunicação com as(os) estudantes da Facom.

Em fevereiro de 2013, criamos o Cinefacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA -, com o objetivo de divulgar a produção audiovisual dos(as) estudantes. O seminário Comunicação e Cultura na Roda também é um dos nossos projetos, que discute temas relativo à cultura e à comunicação. Fizemos, também, a campanha “I love Varadinha”, que consiste em fotografias de estudantes com frases positivas sobre a Varadinha, o espaço mais querido de nossa faculdade, mas que vem sofrendo, historicamente, com preconceitos. A campanha, que ainda está em desenvolvimento, teve um dos seus momentos mais marcantes quando, na semana do calouro 2014.1, o grafiteiro Marcos Costa, a convite do CA, grafitou a Varadinha com os dizeres da campanha.

Sim, pintamos a Varadinha depois de muito tempo abandonada, assaltada por rabiscos. Com a ajuda do grafiteiro Marcos Costas, realizamos a pintura e a oficina de grafite, na qual os próprios estudantes faconianos, calouros e veteranos, ajudaram a pintar a Varadinha. Renovamos, em parceria com a Direção da Faculdade e a ASSUFBA, as bolsas de línguas, ocasião em que oferecemos bolsas de inglês a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. No ano de 2014, em reunião, foi decido por unanimidade, de forma inédita, a oferta de bolsas também para estudantes de outras faculdades da UFBa. Em outra ação, fizemos, pela primeira vez na Facom, um evento em memória à Semana da Consciência Negra, em que trouxemos oficinas de torsos, debates e fomentação à cultura negra para a Faculdade de Comunicação.

Estamos em contínuo contato com a Direção, estudantes e professores, além de todas as instâncias da faculdade, para discutir as demandas do corpo discente. Por meio de formulários e de conversas pelos corredores, além das mais diversas maneiras de troca de informação, construímos nossas pautas para e com os estudantes.

Ressaltamos que a Gestão Outras Palavras tem como prioridade a construção de uma entidade participativa, democrática, transparente, que busque sempre o diálogo com todos os e as estudantes da Faculdade de Comunicação da UFBA. Acreditamos no que fazemos, por isso lutamos. Nosso legado pertence por natureza aos estudantes faconianos, mas também namora, aos selinhos, com a história da nossa faculdade.

.

Uma resposta to “Gestão Atual”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: