Abril 2013

Ata da reunião extraordinária realizada em 19/04

Ata da reunião do Centro Acadêmico Vladimir Herzog da Faculdade de Comunicação da UFBA, realizada pela Gestão Outras Palavras, em 19 de abril de 2013, com a direção da Facom, às 11h40 minutos na sala da Direção, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Presentes: Professor Giovandro Ferreira, estudantes Daniel Oliveira de Farias, Cássio Santos Santana e Valdíria Santos Souza.

Pautas:

  1. Apresentação da Programação da Semana do Calouro

  2. Solicitação de Pauta do Auditório para semana do Calouro

  3. Solicitação de ônibus para o INTERCON-NE

  4. Indicação do nome da representação estudantil na comissão eleitoral das eleições a nova direção

  5. Portaria 280/07

  6. Mudança de localização da sala do CA com a reforma e o novo prédio

  7. Reunião com a PROEXT sobre a Calourosa

Informes: Professor Giovandro informa que no Seminário Mídia e Direitos Humanos, que irá acontecer dia 26/04, no auditório da FACOM, o CCDC deverá fazer uma leitura crítica sobre a cobertura do jornal Correio, no caso da morte do estudante de Produção Cultural Itamar Ferreira.

Professor Giovandro informa que a Semana do Calouro 2013.2 vai chocar com o congresso SIM Social, em outubro. Vamos marcar uma reunião posteriormente para resolver esta situação.

O estudante Cássio Santana entregou os ofícios para o professor Giovandro com os itens 1, 2, 3 e 4 dessa pauta de reunião. Com relação à programação da semana do calouro, o diretor solicitou que enviássemos a programação ao colegiado de graduação e ao departamento. Cássio informou que isso havia sido feito hoje mesmo. Quanto à solicitação de pauta do auditório, o professor encaminhou pessoalmente o ofício ao funcionário Marivaldo, que está marcando a pauta do auditório no lugar do funcionário Romenil, que está de férias. Para a solicitação de ônibus para o INTERCOM Nordeste, a secretária Aline nos entregou um formulário para ônibus com espaço para 44 estudantes, mas nós tivemos apenas 33 inscrições e preenchemos o formulário com os dados de RG e RM dos estudantes, que deve ser assinado pelo diretor da FACOM e encaminhado para a Pró-Reitoria de Administração – PROAD, até 45 dias úteis antes do congresso. O nome de Valdíria Santos de Souza foi indicado para representar os estudantes na comissão eleitoral da eleição para diretor. O professor Giovandro fala que a comissão será formada em julho, por um representante dos estudantes, um representante dos funcionários e outro representante dos professores. Informa ainda que essa eleição será paritária, o peso dos votos dos funcionários e estudantes será igual ao dos professores. Fala sobre a função da comissão eleitoral nesse processo, na realização de debates para que os estudantes conheçam os candidatos e possam participar das eleições votando e participando dos debates.

Portaria 280/07

Daniel de Farias fala sobre o abaixo-assinado organizado pela Gestão Outras Palavras do Centro Acadêmico Vladimir Herzog pela revogação da Portaria nº 280, que proíbe festas e manifestações artísticas na UFBA a partir das 22h. Professor Giovandro disse que iremos conversar sobre esse assunto em outra oportunidade, pois é uma questão delicada que deve ser conversada com todos os diretores das unidades, mas que a FACOM está aberta para apresentar sugestões, como por exemplo, utilizar a Praça das Artes como espaço de festa ou o próprio restaurante Universitário que foi criado para ser um espaço de convivência.

Mudança de localização da sala do CA com a reforma e o novo prédio

A sala do Centro Acadêmico será realocada para outro lugar devido a reforma, mas ainda não se sabe ao certo até quando ficaremos sem uma sala. Os itens como mesa, micro-ondas, cadeiras, armário, rádio, frigobar, estante, Cds, livros e xérox, devem ser listados antes da mudança da sala. Cássio fez um inventário dos itens da sala e ficou responsável de apresentar ao professor Giovandro para termos controle do que será retirado da sala. Mas como a FACOM não tem espaço para guardar tudo o professor Giovandro pede que os estudantes do CA organizem os materiais menores como documentos, livros e banco de xérox em caixas e peça para guardar na sala do CCDC, ou em outra sala que tenha algum espaço. O funcionário Marivaldo solicitou o micro-ondas do CA para a copa da FACOM e nós do CA não concordamos, mas o mesmo alegou que os estudantes esquentam mais comida do micro-ondas da copa do que no do CA e que o da Copa está enfumaçando. O Professor Giovandro se compromete a comprar um micro-ondas para a Copa, para não precisar retirar o do CA. Aproveitei para solicitar a compra também de uma impressora para o Centro Acadêmico e o diretor concordou em fazer a solicitação a Adriana do financeiro na Facom para comprar um Micro-ondas e uma impressora. Encaminhamento: Valdíria e Cássio irão segunda-feira se encontrar com a direção que falará com Adriana do financeiro para ver a compra desses itens.

Calourosa. Daniel de Farias solicitou uma reunião com a PROEXT para falar sobre a produção da Calourosa que a partir desse semestre será organizada pelos estudantes através do DCE. O professor Giovandro informou que a Calourosa irá acontecer dia 24/05/2013 e nós do CA, percebemos que teremos que mudar a data da nossa festa que estava marcada para a mesma data. O professor Giovandro se comprometeu a marcar essa reunião na segunda-feira dia 22 de abril e nós estaremos em sua sala às 11h dia 22/04 para ver esses encaminhamentos e entregar o inventário dos itens da sala do Centro Acadêmico. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião e para constar, eu, Valdíria Santos de Souza, lavrei a presente ata. A reunião se encerrou as 12h40 minutos.

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Ata da reunião extraordinária realizada em 13/04

Pautas:  Discussão sobre a realização da mesa que tem como temática o Arrocha, na Semana do Calouro; Legitimação da representação de Valdiria Souza como Comissão Eleitoral das eleições para Direção da Facom; Planejamento do semestre 2013.1; O que mais houver a tratar.

A reunião teve início às 9:30 e estavam presentes Valdiria Souza, Matheus Sampaio, Eduardo Assunção, Daniel Farias, Cassio Santana e Bruna Rocha. Foi dado início à apresentação da proposta da Mesa, que possui o Arrocha como temática, por Eduardo, estudante da Faculdade de Comunicação que desenvolveu o trabalho durante a matéria ministrada pela professora Nadja Vladi. Foi exposto que a mesa tem a pretensão de discutir este gênero musical, muito popular na Bahia, através das perspectivas de quem produz (Kart Love), da mídia, verificando como ela é abordada (Editor-chefe do Ibahia), de um estudante que produziu o trabalho de análise (o próprio Eduardo), além da mediadora Nadja Vladi. Inicialmente foi considerado que não havia como incluir as duas mesas em discussão, a do Arrocha e a mesa de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, por conta do tempo. Eduardo considera que a mesa sobre a segunda temática seria denso para entrar na Semana do Calouro e poderia afastá-los, assim como criar uma resistência sobre a temática e o próprio CA. Para Eduardo a Semana deve ser leve e a temática do arrocha é algo que todos possuem opiniões e ideias acerca para expressar, proporcionando o debate e o interesse. Bruna considerou em um primeiro momento que a mesa de Ações Afirmativas e Assistência estudantil era imprescindível e por isso não deveria ser retirada. Daniel de Farias questiona se a mesa realmente irá aproximar ou afastar, pois a mesa seria algo informativo. Camila considera que é possível informar por outras estratégias, como cartilha ou panfleto. Por fim todos concordam com a alteração da mesa, sendo assim, a mesa da terça-feira será sobre o Arrocha e o CA buscará outras estratégias de informação para falar sobre Assistência Estudantil e Ações Afirmativas na UFBA.

Tem início a reunião de planejamento do CA com a finalização do planejamento da Semana do Calouro. Foi acordado que será feita uma faixa de pano de boas-vindas aos calouros, segundo Valdiria, que sondou o preço da faixa, ela custaria $24,00 e todos concordam que a faixa seja feita. Também ficou acordado que serão feitas 70 impressões de um folder sobre o CA e a gestão, que serão impressas através de parceria com a Edufba, além disso, serão impressas cartilhas informativas sobre Ações Afirmativas e Assistência Estudantil na UFBA. Para as cartilhas informativas Valdiria se comprometeu a entrar em contato com a PROAE para recolher as devidas informações e como proposta para a extensão e debate acerca dessa temática, foi programada a realização de uma mesa no dia 13 de junho. Valdíria deu 10 camisas amarelas do seu blog nós na cidade, para que os representantes do CA pudessem ter uma camisa durante a semana do Calouro. Primeiro foi questionado sobre cada um fazer a pintura das suas camisas, mas depois todos acordaram que podemos usar o dinheiro da PROAE que ganhamos para o CineFacom para a pintura das camisas. Daniel de Farias fará a arte das camisas até dia 22 de abril e Valdíria fará o orçamento de quanto ficará a pintura das mesmas.

Em seguida foi discutido o Cinefacom, programando a primeira edição para o dia 05 de junho. Valdiria expõe a possibilidade de incluir professores que já se mostraram interessados em participar da seleção ou curadoria dos filmes. Serafim, que já demonstrou interesse em selecionar os filmes será convidado para tal, além disso foi levantada a proposta de chamar estudantes de Cinema para participar da seleção dos filmes. Ficou acordado que os filmes não selecionados serão exibidos através do youtube e/ou do Blog do CA, para que os estudantes não selecionados tenham o seu espaço. Camila ficou responsável por construir o calendário do CineFacom no semestre, repassando isto para os demais membros. Por fim, ficou acordado que será realizado um Cinefacom edição especial no dia 15 de maio, às 18h, na programação da semana do calouro, com exibição dos filmes produzidos no semestre anterior na matéria Oficina de Comunicação Audiovisual, ministrada por Daniel Fróes e Vitor Rocha, que serão convidados a participar de um debate após a exibição. Valdíria Souza mandará um e-mail para os professores solicitando confirmação dos estudantes que fizeram parte da disciplina.

Teve início a discussão sobre a Festa do CA, definindo que ela será realizada no dia 24 de maio (segunda sexta-feira de aula), com três bandas que serão convidadas (3 de vinte, Parafernália Sonora e Kilombra). Ficou acordado que serão solicitadas 10 caixas de cerveja consignada, com isopor e gelo, e que o restante da cerveja será comprada. Em relação à alimentação, Valdiria ficou de orçar com algumas empresas, com a pretensão de obter lucro também por meio da alimentação.

Foi trazida por Daniel de Farias a discussão acerca da Portaria da UFBA que proíbe a realização de festas a partir das 22h, o que já vem sendo discutido pelo movimento estudantil e que será discutido no Consuni. Daniel considera que o Cafacom deve levar seu posicionamento para o Consuni, apoiando a revogação da portaria, para tanto foi acordado a criação de uma enquete, através de formulário do Google Docs, para levantar a posição dos estudantes da Facom e Daniel ficou responsável por criar o formulário. Outra informação trazida é em relação a Calourosa, onde a Pró-reitoria tem o interesse de que neste semestre seja produzida pelos estudantes. Em discussões que já foram iniciadas foi levantada a proposta de que o DCE organize a festa com o apoio do CAfacom, já que a Facom abarca o curso de Produção Cultural. Ficou acordado que será feita uma seleção dos estudantes interessados em participar dessa produção, além disso, deveremos ter uma conversa com a Pró-reitoria, levando um projeto de proposta para a Calourosa. Daniel de Farias ficou de entrar em contato com a Pro-reitoria para marcar uma reunião com a Equipe de Cultura do CA para levantarmos informações de como apresentaremos esse projeto da festa.

Ficou definido que será feita uma Assembléia dia 20 de maio as 11 horas, para avaliar e prestar contas do 1º semestre da Gestão Outras Palavras, na mesma assembléia será legitimado a posição da facom em relação a revogação da Portaria supracitada. Também ficou definido que em 8 de julho será realizada uma Assembléia para a reformulação do estatuto do CAFacom, mas anteriormente deve haver reuniões do CA para discutir esta reformulação, levando um posicionamento para a Assembléia. A Assembléia para prestação de contas do final de toda a gestão ficou marcada para 29 de julho as 11 horas. Foi trazido por Camila e Valdíria a necessidade de discutirmos sobre a Reforma Curricular do Curso de Produção Cultural. Camila já entrou em contato com o grupo de pesquisa e o professor Leonardo topou fazer um seminário sobre o assusnto. O seminário ficou marcado para o dia 10 de junho as 11 horas.

Foi aberta a discussão em relação à Comunicação do CA e de antemão Bruna se mostrou disposta a fazer parte da Coordenação de Comunicação, sendo concordado por todos os presentes. Em relação ao Blog, Valdiria ficou de passar o tutorial do WordPress para Bruna, Matheus Sampaio ficou de verificar com o CPD a hospedagem do blog do CA. Em relação à página do Facebook ficou acordado que todos os integrantes do CA serão administradores, que podem postar sobre as diversas ações que concernem à facom, ao Ca e os cursos. O mural do CA também deve ser reformulado, inicialmente vendo a possibilidade de substituir o atual quadro pelo quadro branco, de maior tamanho, para tanto, Cassio e Daniel se responsabilizaram de conversar com Giovandro para acordar esta possibilidade. O conteúdo do mural deve ser atrativo, englobando informes, divulgação de atividades e eventos, fotos e textos.

No dia 15 de abril será marcada uma conversa com Giovandro, com as seguintes pautas: ônibus do Intercom, laboratório de informática, quadro brando do Mural CA, Safacom e bicicletário. Em relação ao SAFacom foi acordado a proposta de que ocorram intervenções na Semana do Calouro por meio da Gincana, que será levado para a PJr, levando também a proposta da visita guiada, a ocorrer pelo campus de Ondina-UFBA.

Ficou como demanda para Daniel passar até 22 de abril um texto sobre o comunicação e Cultura na Roda para enviarmos aos palestrantes na hora de fazermos os convites. Valdíria já falou com André Araujo e o mesmo se mostrou solícito a proposta. Cássio já falou com Clarissa Viana, a mesma ainda não deu resposta e Daniel entrará em contato com o representante da secretaria de comunicação do estado Sr. Robson Almeida até dia 22 de abril.

A indicação do nome de Valdiria para a comissão eleitoral das eleições para Direção da faculdade foi aceita por todos e Daniel ficou responsável levar este informe para a Direção.

CALENDÁRIO TIRADO EM REUNIÃO

15-04-2013: Marcar reunião com o professor Giovandro

22-04-2013: confirmar os palestrantes da semana do calouro; Eduardo Assunção com a Mesa de Arrocha; Daniel de Farias com a Secretaria de Comunicação do Estado;

22-04-2013: Entrega da arte das Camisas por Daniel de Farias.

09-05-2013: Colocar a faixa na Facom.

10-05-2013: Entrega das Camisas para a semana do calouro.

13-05-2013: SEMANA DO CALOURO;

15-05-2013: edição especial do CINEFACOM na semana do calouro

20-05-2013: Assembléia geral dos estudantes: pauta prestação de contas da gestão no primeiro semestre e Posição do estudantes quanto a portaria de proibição de festas.

24-05-2013: FESTA DO CA.

05-06-2013: CineFAcom

10-06-2013: Seminário sobre a Reforma Curricular do Curso de Produção Cultural.

13-06-2013: Seminário sobre Assistência Estudantil e Ações Afirmativas.

08-07-2013: Assembléia sobre a reformulção do Estatuto do CA.

29-07-2013: Assembleia de prestação de contas do CA e chamada para as eleições do semestre seguinte, incluindo a formação da Comissão Eleitoral.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião, às 12h, e para constar, eu Camila Brito, fui a relatora desta presente Ata, que deve ser lida e aprovada por todos na reunião seguinte.

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Relatoria da reunião de Colegiado realizada em 08/04

Dia: 08 de abril de 2013 – Sala 07

Horário: 14:00 às 18:00 h.

Relatoria: Valdíria Santos de Souza (representante estudantil no Colegiado de Graduação).

Pauta

1 – Aprovação da Ata da Reunião do dia 11 de março de 2013

Presentes: Professor Fábio Sadao, prof. Leonardo Costa, Profa. Suzana.

2- Informes

O professor Leonardo Costa informa que o grupo de pesquisa já terminou os processos de Reforma Curricular do Curso de Produção Cultural e que aguarda a confirmação do Centro Acadêmico da realização de um Seminário, onde serão apresentadas as propostas de relocação de disciplinas, mudanças de nome e até a retirada da obrigatoriedade de algumas, tendo ainda a possibilidade de redução de carga horária das disciplinas Oficinas.

A professora Suzana informa que as novas diretrizes do curso de jornalismo prevê a obrigatoriedade do estágio, mas que ainda as mesmas não foram homologadas.

Professor Sérgio Sobreira está de férias a partir desta data, por isso não compareceu a reunião; A secretária do Colegiado Suely defende seu TCC nesse dia por isso não poderá comparecer a reunião; Professor Adriano encontra-se com infecção alimentar e não poderá participar da reunião; Professor Maurício encontra-se de luto. Os TCC’s do semestre se encerram sem nenhum problema, apenas 2 casos de membros da banca terem esquecido, mas isso foi resolvido na hora. Todos os certificados distribuídos.

3- Avaliação de processos:

Trancamento Total: Juliana Lima Souza (23066.009977/13-30). Deferido.

Petra de Sá Santos Macedo (23066.010107/13-95). Deferido.

Rogério Cardoso Menezes (23066.010843/13-71). Deferido.

João Perez Capello (23066.011191/13-37). Deferido.

Joaci Conceição Batista (23066.011703/13-47). Deferido.

Raquel Muniz Nunes (23066011987/13-26). Indeferido 2012.2.

Adriele Bandeira Matos (23066.013437/13-04).

Trancamento Parcial: Petra de Sá Santos Macedo (23066.010104/13-05). Deferido.

Susana Coelho Silva Santos (23066.012152/13-11). O processo foi retirado, a estudante terá que apresentar documentos. Professor Leonardo Costa fará parecer contrário ao trancamento, pois a estudante fez a solicitação de trancamento quase 30 dias depois dele ter informado a ela que era sua discente que a mesma teria perdido por falta.

4- Recebimento dos pareceres e avaliação dos processos distribuídos em outras reuniões do Colegiado:

João Gabriel Carvalho Lima (23066.006935/11-11) – parecer emitido pelo prof. Leonardo Costa. Deferido

Daniele Cristina da Silva Conceição (23066.006533/13-70) – parecer emitido pela profa. Suzana Barbosa. Deferido

Tais Moruz Bichara (23066.006951/13-30) – parecer emitido pela profa. Suzana Barbosa. Deferido.

Mariana Sales de Oliveira (23066.007174/13-12) – parecer emitido pelo prof. Adriano Sampaio. Processo não teve apresentação de parecer.

Deivson Mendes Santos (23066.029981/11-06) – parecer emitido pelo prof. Fábio Sadao Nakagawa. Indeferido.

5 – Avaliação das solicitações para prosseguimento em segunda habilitação.

Todos os três estudantes que solicitaram prosseguimento em segunda habilitação foram aprovados.

Reunião terminou por volta das 16 horas. Salvador, 08 de abril de 2013.

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Ata da reunião extraordinária realizada em 04.04

 

Pauta: Encontro Nacional de Produção Cultural

A reunião teve início por volta de 11:15 e estavam presentes na reunião, Camila Brito, Milena Anjos, Mariana de Paula, Daniel Farias, além de Cassio Santana e Jordana Feitosa que tiveram que sair umas 11:35. Jordana, que faz parte da organização do encontro, abordou sobre a importância de que as instâncias participem e contribuam de alguma forma para o encontro. Posteriormente foi apresentada a estrutura de programação pensada para o encontro. O evento acontecerá dias 02, 03 e 04 de Outubro, sendo que pela manhã acontecerão Mesas, pela tarde apresentação de trabalhos e oficinas e pela noite a programação cultural. Daniel Farias propôs que fosse realizado o Comunicação e Cultura na Roda no encontro, porém, a proposta não foi aceita pois segundo eles não caberia mais na programação que está sendo fechada. Eles demandaram que nós do CA promova o evento cultural do dia 02, já que no dia 03 a organização já fechou  com a Agência, com o Agenciação e no dia 04 estão fechando com o PET. Além disso, foi exposto que no fim do encontro acontecerá uma Plenária final, onde o encontro é avaliado, é pensado o encontro seguinte e se busca a formação de uma Rede mais articulada. Dessa maneira, Camila Brito e Daniel Farias expuseram que seria interessante a nossa participação na mesa da plenária final. Camila Brito propõe que o CA busque levantar questões acerca da formação para que isso seja puxado na plenária final, além de buscar neste momento fechar parcerias com as instâncias das demais faculdades. Para esta proposta, foi demandado à organização do encontro, que façam um mapeamento de CA´s e DA´s das demais faculdades, para que, se possível, façamos uma reunião geral dentro da programação do evento, onde poderemos estabelecer uma comunicação mais efetiva e possíveis parcerias, levando o resultado final desta reunião para a Plenária final. Dessa maneira, foram firmadas entre CA e organização do encontro as seguintes parcerias: Sugerir nomes para a Mesa de Formação, que provavelmente acontecerá no primeiro dia do evento; Participar da Plenária Final, enquanto mesa; A partir do mapeamento feito pela organização do encontro, participar de uma reunião entre CA´s e DA´s; Contribuir na divulgação do encontro. Em relação ao evento cultural do primeiro dia, demonstramos interesse em participar, porém, isso ficou como uma resposta pendente, já que precisamos da concordância dos demais membros do CA. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião e para contar, eu, Camila Brito lavrei a presente ata que, deve ser lida e aprovada por todos na próxima reunião, assinada por mim e pelos demais presentes.

 

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