Imagem

Wiki-livre: o acesso das mulheres na produção de conteúdo online

5 out

Wiki-Livre
A Wikipédia é uma enciclopédia de acesso livre e gratuito, cuja alimentação de conteúdo é realizada pelos próprios internautas. Existem comunidades locais e globais para alimentação da Wikipédia e o número de mulheres nestas comunidades é muito inferior ao número de homens, além de outras restrições comuns ao acesso à tecnologia, como as restrições culturais e econômicas que, de certo modo, promovem um recorte neste público, ainda que, teoricamente, qualquer pessoa possa alimentar a enciclopédia.

Neste sentido, a Diretoria de Mulheres da União dos Estudantes da Bahia irá promover dois debates na Universidade Federal da Bahia (UFBa), um na Faculdade de Comunicação, 22/5,  e outro na Faculdade Politécnica, 27/5, os dois às 14h. Ambos eventos terão a função de inquietar os respectivos institutos, corpos docentes, discentes e administrativos, para o debate sobre mulheres e tecnologia, no intuito de fomentar o desenvolvimento de alternativas conjuntas para acabar com a grande brecha de gênero existente no acesso e produção de tecnologia e tudo que diz respeito à ela.

Na edição que ocorrerá na Faculdade de Comunicação, contaremos com o apoio específico do Centro Acadêmico Vladmir Herzog e do grupo de Pesquisa Gig@. O C.A irá ajudar na construção do evento, organizando a logística, reservando o auditório e divulgando para a comunidade interna. O Gig@ irá contribuir com a divulgação externa e articulação com outros grupos de pesquisa para estarem presentes e contribuírem para o debate.

Na edição que ocorrerá na Politécnica, contaremos com o apoio do Diretório Acadêmico de Engenharia da Computação na logística de organização do evento.

Para a discussão, em ambas as edições, contaremos com as contribuições do Intervozes (fazendo um debate mais político e legislativo sobre o Marco Civil da Internet) e a Marcha Mundial das Mulheres (fazendo um debate mais aprofundado sobre o feminismo). Na edição realizada na Facom, teremos a contribuição teórica do Gig@ e na edição que acontecerá na Politécnica, da Onda Digital.

Após o debate, haverá uma oficina de alimentação da enciclopédia online, do funcionamento e dos fóruns em torno da atividade, ministrada por Raylton Souza, colaborador da Wikipédia em Salvador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: